Fazenda Experimental (FEF)

A fazenda experimental da FACISA (FEF), é uma parte suplementar da instituição (faculdade Facisa Unaí), local este, onde são realizadas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Possui uma área física de 204 ha, com sede localizada a cerca de 5 Km da cidade de Unaí, acesso pela LMG 628, estrada que liga Unaí a Buritis, próximo a chácara da Capul. A fazenda conta hoje com uma estrutura de pastos divididos em piquetes rotacionados e irrigados e outras áreas para plantio de milho, sorgo, cana e capineira, também irrigados. Possui um rebanho bovino para produção de leite com cerca de 55 animais, os mesmos produzem cerca de 7000 litros de leite mensalmente. Em termo de animais conta também com equinos e ovinos.

A fazenda possui currais de contenção, brete, pedilúvio, depósito, baias para animais de grande porte, canil, tronco casqueador, ordenha de fosso mecanizada (tipo espinha de peixe), tanque de expansão para resfriamento de leite, barracão com pista de alimentação para as vacas, área para criação de bezerros, campo forrageiro para as aulas práticas de forragicultura dentre outras estruturas.

A FEF dispõe hoje de duas casas, uma serve ao funcionário e outra a casa sede recebe os acadêmicos (Equipada com escritório, sala de aula, alojamento, refeitório e banheiros). Os acadêmicos podem desenvolver estágio a partir dos primeiros semestres do curso se assim desejarem; no entanto os plantões disciplinares serão realizados a partir do sexto semestre do curso. Toda a estrutura da Fazenda está preparada para receber outras atividades da área zootécnica como avicultura, bovinocultura de corte, caprinocultura, piscicultura, equídeocultura e suinocultura, que serão implantados futuramente.

Várias pesquisas são desenvolvidas na FEF, atualmente, direcionando os alunos para a confecção de artigos, TCCs e publicações em revistas científicas. Atividades de extensão são desenvolvidas na propriedade anualmente, como o "Dia de Campo de Produção Animal" ligado ao evento "Semana do Médico Veterinário" apoiado por várias empresas do setor agropecuário e com participação de docentes acadêmicos e produtores rurais. Os animais são constantemente avaliados pelos nossos docentes e acadêmicos, que desenvolvem atividades práticas e de ensino relacionadas a produção animal, clínica, cirurgia, reprodução, nutrição animal e estudo de forragens, sanidade animal e prezam pela qualidade dos produtos de origem animal beneficiados na propriedade.

Adicionalmente, projetos interdisciplinares integradores serão implementados na FEF para compartilhar a utilização da fazenda aos demais cursos oferecidos pela FACISA UNAÍ, tais como: Enfermagem, Serviço Social, Farmácia e Psicologia.

Por fim, a utilização da FEF será intensificada também pelo Programa de Pós-Graduação da FACISA, o que consolidará a fazenda como importante centro de pesquisa para a região do Noroeste de Minas Gerais.

A fazenda encontra-se hoje em processo de estruturação, uma vez que foi adquirida no final do ano de 2016.

A gestão da FEF será compartilhada entre os docentes do curso de Medicina Veterinária da FACISA UNAÍ, de forma que os professores atuarão nos diferentes segmentos da atividade pecuária. Neste contexto, os acadêmicos terão a oportunidade de colocar em prática os conceitos discutidos em sala de aula, o que facilita e intensifica o processo ensino-aprendizagem.

MsC. Julio César da Cunha (Coordenador de Curso de Medicina Veterinária)
DSc. Norberto Silva Rocha (Diretor da FEF)