Graduação em Farmácia

Apresentação

O Curso de Farmácia da Facisa Unaí visa a suprir uma necessidade do Noroeste de Minas e região que carecem de profissionais de saúde qualificados, especialmente farmacêuticos.

A região se destaca nos cenários nacional e internacional como uma grande produtora de grãos e de leite, o que demandará um número crescente de profissionais farmacêuticos a medida que esta produção for sendo mais e mais industrializada no município. Graças a sua pujança econômica, a região recebe um grande número de migrantes, o que exige um número crescente de profissionais farmacêuticos nos serviços público e privado de saúde para orientarem as pessoas a fazer uso correto dos medicamentos, para o preparo manual de medicamentos e cosméticos e para auxiliarem os demais profissionais da saúde a diagnosticarem corretamente as doenças através de vários tipos de análises clínicas e toxicológicas.

Nos próximos anos, está previsto que a região receberá um Hospital Regional para o tratamento do Câncer, o que exigirá profissionais farmacêuticos qualificados para trabalharem corretamente com a manipulação de medicamentos usados em oncologia, auxiliando assim os pacientes e seus familiares a uma vida mais digna.

Objetivos do Curso

O curso tem por objetivo formar profissionais que sejam capazes de atuarem nos serviços público e privado de saúde com uma visão científica e humanista dos problemas e com os mais altos padrões de profissionalismo e ética.

Para tanto, o curso visa preparar futuros profissionais que não apenas dominem as técnicas utilizadas para o trabalho do farmacêutico, mas que sejam capazes de fazer uma reflexão crítica dos problemas de saúde nos seus contextos sociais, políticos e econômicos de modo que o profissional possa assim interagir com a sociedade para a construção de uma sociedade mais justa.

Perfil do Profissional Egresso

O Curso de graduação em Farmácia da Facisa Unaí oferecerá a seus estudantes uma formação generalista, humanista e crítica e reflexiva. O profissional terá uma base sólida para desenvolver sua capacidade de usar a ciência em benefício da sociedade. Será um profissional comprometido com a sociedade, dotado do espírito científico necessário para estar sempre a par das novidades da ciência e com espírito crítico para analisá-las. O curso buscará formar um profissional que busca usar seus conhecimentos para o desenvolvimento da região, sem se esquecer que o maior objetivo de qualquer ciência deve ser sempre a busca do bem-estar do homem e do meio onde vive.

O desenvolvimento de habilidades e atitudes a serem consideradas no perfil do farmacêutico, valorizará, além de outros aspectos:

  • A atuação em serviços públicos de saúde através de ações de promoção da saúde;
  • A dispensação de medicamentos visando seu uso racional pelos pacientes, nos serviços público e privado de saúde;
  • O preparo de medicamentos e cosméticos dentro dos mais altos padrões de qualidade disponíveis;
  • Auxiliar os demais profissionais de saúde fornecendo diagnósticos através de diversas técnicas de análises clínicas e toxicológicas, possibilitando assim que os demais profissionais de saúde possam tratar os pacientes da forma mais efetiva possível;
  • Preparar medicamentos, cosméticos e correlatos, industrialmente, dentro dos mais altos padrões de qualidade;
  • Garantir a qualidade dos produtos alimentares produzidos industrialmente;
  • Inspecionar e auditar serviços de saúde que sejam de sua órbita;
  • Ser capaz de desenvolver projetos de pesquisa que possibilitem o desenvolvimentos de novos fármacos ou de formas mais efetivas de seu uso.
  • Ser capaz de entender que os problemas de saúde não se limitam a esfera científica, mas também as esferas sociais, econômica e política.
Bacharelado em Farmácia
Portaria de Autorização do MEC nº 941, de 03 de dezembro de 2015