Graduação em Medicina Veterinária

Apresentação

O Curso de Medicina Veterinária da Facisa Unaí visa a suprir uma necessidade do Noroeste de Minas, uma região extremamente representativa, tanto no cenário nacional, como internacional, no setor Agropecuário. E como tal, necessita de um número cada vez maior de profissionais qualificados. A região se destaca como um das maiores produtoras de leite do Brasil, pela criação de gado de leite e de corte e pela grande extensão de terras produtivas. Há uma crescente procura por profissionais da área de Ciências Exatas e da Terra. O estímulo à produção gera aumento de investimentos agropecuários e demanda por profissionais na área. Há pequenos produtores rurais dispersos pelos municípios, ainda sem assistência técnica, que necessitam de orientações básicas, desde a prevenção de zoonoses até a melhoria dos produtos já existentes. Esses produtores poderão ser auxiliados para melhorarem sua renda através da criação racional e orientada.

Objetivos do Curso

O curso tem por finalidade garantir uma formação veterinária adequada, alicerçada na investigação científica, no decorrer da qual os estudantes aprendem a examinar, diagnosticar e a tratar os animais doentes, principalmente animais de espécies pecuárias e de companhia, a contribuir para a produção animal, a zelar pela saúde e pelo bem-estar dos animais e pelo ambiente, a proteger o Homem das zoonoses e a garantir a qualidade e segurança dos produtos alimentares de origem animal, de forma a contribuir com o desenvolvimento das Ciências Exatas e da Terra na região do Noroeste de Minas, promovendo a formação de profissionais dedicados a pesquisas.

Perfil do Profissional Egresso

O Curso de graduação em Medicina Veterinária da Facisa Unaí oferecerá a seus estudantes uma formação generalista, humanista e crítica e reflexiva. O profissional a ser formado terá uma base sólida e desenvolvimento do espírito científico. Estará apto a compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidades, com relação às atividades inerentes ao exercício profissional. Será um profissional comprometido com a sociedade, dotado de visão crítica e capaz de ajustar-se às demandas geradas pelo progresso científico e tecnológico e às exigências conjunturais em permanente evolução, pautado por uma atitude ética. Considerando a importância desse profissional no contexto sócio-econômico e político do país, como cidadão comprometido com os interesses e os permanentes e renovados desafios que emergem da sociedade, o curso buscará capacitar um profissional afinado com as vocações regionais, com a preservação dos ecossistemas, de tal maneira que o desenvolvimento se processe priorizando as bases da vida e sem comprometer o futuro do homem e da humanidade.

O desenvolvimento de habilidades e atitudes a serem consideradas no perfil do médico veterinário, valorizará, além de outros aspectos:

  • A preservação da saúde pública e animal;
  • A produção, nutrição e o melhoramento animal;
  • A defesa sanitária;
  • O planejamento, gerenciamento e educação em saúde;
  • A inspeção e tecnologia de produtos de origem animal e a clínica médica e cirúrgica.

Além de atuar no saneamento ambiental e medicina veterinária preventiva; zootecnia, produção e reprodução animal e ecologia e proteção ao meio ambiente. Ter conhecimento dos fatos sociais, culturais e políticos da economia e da administração agropecuária e agroindustrial. Outro aspecto importante na formação desse profissional é a capacidade de raciocínio lógico, de observação, de interpretação e de análise de dados e informações, bem como dos conhecimentos essenciais de Medicina Veterinária, para identificação e resolução de problemas.

Além disso, é preciso ressaltar o elevado e irrecusável compromisso da Medicina Veterinária com a produção de alimentos, com a saúde animal e a saúde pública, bem como com a geração de riquezas e a elevação da qualidade de vida da população humana.

Bacharelado em Medicina Veterinária
Portaria de Autorização do MEC nº 1.045, de 8 de dezembro de 2008
Portaria de Reconhecimento do MEC nº 306, DE 23 de abril de 2015